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     Com o objetivo de facilitar a pesquisa e a busca por cursos de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais na internet relacionamos aqui alguns cursos do gênero em todo o  Brasil. Disponibilizamos os links dos sites das universidades e, informamos ainda, que fazemos somente a divulgação dos cursos sem nenhum vínculo com as instituições fornecedoras. Logo, o interessado deve fazer contato com a universidade de seu interesse para obter maiores informações sobre os cursos oferecidos ou para saber se ainda são disponibilizados.

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS


Cursos de Pós-graduação em Ensino de Ciências

Vamos aos cursos:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília!

O Programa oferece um curso de mestrado profissional em Ensino de Ciências, recomendado pela Capes com conceito 4. O objetivo do curso é contribuir com a melhoria da qualificação profissional de professores de Ciências do nível básico, e das Licenciaturas em Ciências ou afins, com base no desenvolvimento de conteúdos de Ciências; de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos relativos ao Ensino de Ciências; além do uso de novas tecnologias no ensino.



Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PGEAS) da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ).

Tem como principal objetivo promover o aprimoramento científico de diplomados em cursos de graduação (em qualquer área de conhecimento), visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais qualificados para o desenvolvimento de atividades científicas e docentes nas áreas Ambiental e de Educação em Biologia.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.

É resultante de um projeto de docentes dos Institutos de Química e de Física. O curso de Mestrado Profissional foi reconhecido pela CAPES, em 19/12/2011, por meio do ofício N0 072-4/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES. Com áreas de concentração em Ensino de Química e Ensino de Física.


Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – UFPR

É recomendado pela Capes e foi criado na UFPR pelo Conselho Universitário em dezembro de 2009, oferecendo a partir de 2010 o Curso de Mestrado Acadêmico.
O objetivo central do curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e em Matemática é a produção de conhecimento em educação em ciências e em educação matemática, o qual deve fornecer elementos conceituais e metodológicos para a formação de profissionais com perfil de pesquisador, aptos a seguir carreira acadêmica, bem como formar professores capazes de ser “formadores de formadores” indo, dessa maneira, além de sua própria profissionalização.


Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -Mestrado Profissional - UFU

Administrado pelo consórcio formado pelo Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e Faculdade de Matemática.
O Programa é destinado, prioritariamente, a professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio) das escolas públicas ou privadas, que sejam graduados em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática.

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática -UEL

O programa propõe-se à formação de professores/pesquisadores na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática para atuarem nos diferentes níveis de ensino e desenvolver pesquisas que levem a uma maior compreensão a respeito da elaboração/construção dos saberes docentes/discentes nas áreas de conhecimento pertinentes ao programa.


Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da FAE/UFPEL.

Tem como objetivo promover e incentivar os professores em serviço das áreas de Ciências e Matemática, a desenvolverem uma cultura profissional pautada pela autonomia, pela pesquisa em sala de aula, pela estruturação e desenvolvimento de currículos flexíveis, pela reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, pelo desenvolvimento de metodologias e estratégias metodológicas adequadas ao ensino de Ciências e Matemática, pelo desenvolvimento de um processo de avaliação formativa, enfim, pelo desenvolvimento de ações que caracterizem sua intervenção na escola e o seu trabalho docente como os de um professor autônomo e pesquisador de sua prática.


O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECIM FURB – Santa Catarina

É constituído por um núcleo multidisciplinar congregando docentes dos Departamentos de Biologia, Física, Química, Matemática, Ciências da Computação e Educação. Aprovado pela CAPES em 2009, proposto como um mestrado profissional, com o intuito de qualificar, em nível de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente, professores em exercício e interessados com graduação em nível superior.


O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e de Matemática - Centro Universitário Franciscano (Unifra).


Mestrado e Doutorado, foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Educação Superior, Capes, com nota 4, em uma escala de zero a 5. Um dos objetivos da proposta é qualificar as pesquisas com foco na formação dos professores em nível de mestrado e doutorado.


Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) -UFMT



Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) - UFAMUniversidade Federal do Amazonas




 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFRPE)

Foi constituído inicialmente com um núcleo independente e multidisciplinar congregando docentes dos Departamentos de Biologia, Física, Química e Educação. Foi aprovado pela CAPES em 2001, tendo sido proposto como um mestrado acadêmico, com o intuito de qualificar, a nível de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente, professores em exercício, nas áreas de Ciências, Física, Biologia, Química, Matemática e áreas afins. O nível de Doutorado foi aprovado pela CAPES em 2009 e a primeira turma teve início no segundo mestre de 2010. O Programa possui atualmente o conceito 4 da Capes e recebe bolsas de estudos da CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). 


Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - IFGOIANO

O curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática contribui na formação continuada de professores que atuam nas Redes de Ensino, licenciados nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática e de profissionais licenciados nessas respectivas áreas. O objetivo é aprofundar as competências do ensino nessas disciplinas e auxiliar no processo de ensino aprendizagem de forma a expressar o esforço do governo e da própria sociedade em garantir o direito da população à educação escolar com qualidade.


Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA) – UFS.

Foi criado com a proposta de buscar a aproximação dos professores à base teórica dos estudos e pesquisas nestas áreas, proporcionar reflexões fundamentais sobre as perspectivas das diferentes linhas de pesquisa prioritárias na atualidade e incentivar trabalhos que permitam avançar na compreensão dos problemas relacionados com a aprendizagem e a divulgação científica. Com isso, esse Mestrado se propõe a fornecer uma importante contribuição para a construção de um suporte teórico-metodológico que terá como fruto uma maior consistência política, pedagógica e científica para a apreensão dos problemas que perpassam o ensino.


Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Matemática - UFMA

Tem por objetivo capacitar graduados em cursos de Biologia, de Física, de Química, de Matemática e de Ciências Naturais para atuação no ensino superior, na educação básica e no desenvolvimento de pesquisas na área de Ensino alinhadas com as necessidades contemporâneas. O Mestrado é na modalidade acadêmico e na área de concentração Ensino de Ciência e Matemática. O Programa está vinculado à Universidade Federal do Maranhão, junto ao Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), no Campus Dom Delgado, em São Luís.


Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PUC-MINAS

O Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, primeiro do gênero de Minas Gerais, se estrutura em três áreas de concentração: o Ensino de Biologia, o Ensino de Física e o Ensino de Matemática.
O Programa visa à construção de uma cultura profissional dos professores marcada por densa formação teórico-metodológica e ética. Busca-se refletir  e debater as finalidades da educação,  a identidade e papéis da formação docente, o aprofundamento de conteúdos, a formulação de estratégias didáticas, avaliativas e de participação efetiva na gestão educacional.



Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – UFAC - Universidade Federal do Acre

Visa aprimorar a formação continuada dos professores mediante o exercício de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento da prática pedagógica, onde a reflexão sobre o seu exercício profissional e as suas concepções/crenças e/ou representações sobre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento será privilegiada.


Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Podem participar do Mestrado Profissional professores efetivos da Rede Estadual de Educação Básica da Paraíba, licenciados e/ou bacharéis em Física, Matemática, Química, Biologia, Ciências, Pedagogia, que estejam comprovadamente em sala de aula.


Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Ensino de Ciências e Biologia - Universidade Regional do Cariri

Oferecer aos graduados, professores e profissionais de áreas afins do ensino de ciências e biologia capacitação em nível de especialização, na área de ciências e biologia, de forma a torná-los promotores de mudanças no cenário atual da escola em que estão inseridos, buscando assim maior qualidade na educação de seus alunos e melhor formação para o exercício da cidadania.

 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS - UEA

A Universidade do Estado do Amazonas/UEA. O Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGECA), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e funcionando na unidade Escola Normal Superior, cujo início é concomitante à criação da UEA, uma vez que teve sua origem a partir das atividades de iniciação científica (Programa PAIC/FAPEAM), assim como dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Pesquisas Educacionais e em Gestão Escolar, do ponto de vista histórico, deu e continua dando a sua devida contribuição para alicerçar os pilares que sustentam a universidade em questão.


Curso de especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - IFRN

 Têm como objetivo capacitar professores das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, com base em saberes específicos, curriculares e experiências, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado da educação básica do estado do Rio Grande do Norte e do país. Dentre os objetivos específicos do curso podemos citar: possibilitar aos profissionais de docência um aperfeiçoamento voltado ao Ensino de Ciências Naturais e Matemática; aprofundar conhecimentos específicos no ensino de Biologia, Física, Química e Matemática; desenvolver as habilidade comunicativas e da capacidade de expressão, oral e escrita, nos diferentes sistemas simbólicos de representação científica; promover a valorização, na dimensão da formação continua de professores da área de Ciências Naturais e Matemática, a partir de conhecimentos acerca da profissionalização docente. 


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - UNEMAT


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), em nível de mestrado, vinculado ao Campus Universitário de Barra do Bugres, da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso tem por objetivos:
Formar profissionais na área de ensino com uma visão epistemológica crítica para atuarem nos diferentes níveis e modalidades de ensino, tendo como eixo norteador os desafios tecnológicos impostos pela sociedade do século XXI.



Ensino de Ciências e Matemática - UFFS

Licenciados e professores que atuam, preferencialmente, nas disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática do Ensino Médio, e professores de Ciências e Matemática do Ensino Fundamental, desde que portadores de diploma de curso superior (licenciatura) reconhecido pelo MEC.


Pós-graduação em Instrumentalização para Ensino de Ciências e Matemática (Química Física e Biologia) - FAEMA

Docentes de Matemática, química, física e biologia do ensino Fundamental e Médio; Graduados que pretendam entrar para a docência em áreas diferentes a sua formação nos ensinos Fundamental e Médio.
Buscar a melhoria da qualificação profissional dos professores de Ciências (Biologia, Física e Química) e Matemática do nível fundamental e médio, e das respectivas licenciaturas que estejam em plena atividade no sistema de ensino. Esta maior qualificação deverá acontecer com os aprimoramentos alunos nos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional (PPGEC), da Universidade Federal de Itajubá.  Universidade Federal de Itajubá – MG.


Tem como principal finalidade a formação, em nível de mestrado profissional, de professores atuantes na educação básica nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática ou outras afins. 

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