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Metodologia de Ensino de Ciências Naturais nos PCNs. Considerando a importância do ensino de ciências naturais. Apresentamos mais um texto com o objetivo de contribuir para os estudos de ensino de ciências de professores, estudantes ou aqueles que estão prestando concursos públicos. Os métodos de ensino de ciências naturais, o conceito de didática aplicado e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais são fundamentais para o sucesso que se quer alcançar. Toda a abordagem está baseada noParâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Sobre o tema leia também PCN - Ciências Naturais - Histórico e tendências.

Metodologia de Ensino de Ciências Naturais nos PCNs.

1 - Metodologia de ensino de ciências naturais: Projetos.



O documento explicita as formas de escolha do tema para projetos no ensino de ciências que devem estar de acordo com o planejamento curricular e o Projeto Político Pedagógico da escola. Sobre o tema confira também o post "Saiba quais são as capacidades que, para os PCNs Ciências, o aluno deve ter."

Metodologia de ensino de ciências naturais
by Pixabay

1.1 Ensino de Ciências e os Temas internos e externos

Segundo o texto analisando-se os blocos de conteúdos propostos para os ciclos, apontam-se possíveis temas, alguns internos aos blocos, outros que articulam conteúdos entre os blocos.

1.2 Temas Abrangentes ou gerais na Metodologia de Ensino de Ciências.

Para os PCNs essa categoria apresenta temas como “A água na natureza” (primeiro ciclo) ou “Em que regiões da Terra o homem pode viver?” (segundo ciclo), que possibilitam articular conteúdos dos diferentes blocos. Já abordamos a seleção de conteúdos em "Entenda os referenciais de seleção de conteúdos no PCN - Ciências"

1.3 Temas específicos ou circunscritos para Ciências Naturais.

Nessa categoria podem-se citar temas como “Por que é preciso escovar os dentes?” (primeiro ciclo) e “Importância das vacinas” (segundo ciclo), que articulam conteúdos internos a um único bloco.

Por fim, no dizer dos parâmetros curriculares, os temas escolhidos podem ser tratados de forma a considerar conteúdos da área de História e Geografia e necessariamente serão utilizados conhecimentos das áreas de Língua Portuguesa e Matemática.



2. Metodologia de ensino de ciências: capacidades e aprendizagens.


Metodologia de ensino de ciências: capacidades e aprendizagens é um tema de extrema importância para o ensino de ciências naturais. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais  de Ciências Naturais, os objetivos no ensino fundamental são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica.

Segundo o documento norteador das Ciências Naturais tais objetivos de área são coerentes com os objetivos gerais estabelecidos na Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e também com aqueles distribuídos nos Temas  Transversais. Acreditamos que é importante que o professor considere esses aspectos em seus planejamentos curriculares de ciências e nos planos de aula de ciências e que entenda os referenciais de seleção de conteúdos no PCN - CiênciasDe acordo com os Parâmetros o ensino de Ciências Naturais deverá então "se organizar de forma que, ao final do ensino fundamental, os alunos tenham as seguintes capacidades:"



2.1 Capacidades e aprendizagens





1 - compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
2 -  identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
3 -  formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
4 - saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;
5 - saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informa- ções;
6 - valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
7 - compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
8 - compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

Assim, os Parâmetros Curriculares de Ciências Naturais apontam as oito capacidades que os alunos deverão desenvolver ao final do Ensino Fundamental.



3. Metodologia para o Ensino de Ciências Naturais: Temas

                          
Segundo o PCN – Ciências Naturais, os procedimentos correspondem aos modos de buscar, organizar e comunicar conhecimentos.  Certos temas podem ser objetos de observações diretas e ou experimentação, outros poderão ser investigados por meio de entrevista ou pesquisa de opinião, e assim por diante.É importante que você saiba quais são as capacidades que, para os PCNs Ciências, o aluno deve ter. Esses procedimentos do ensino de ciências devem ser variados utilizando diferentes metodologias e técnicas como:


  • a observação;
  • a experimentação;
  • a comparação;
  • a elaboração de hipóteses e suposições;
  • o debate oral sobre hipóteses;
  • o estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos e idéias;
  • a leitura e a escrita de textos informativos;
  • a elaboração de roteiros de pesquisa bibliográfica;
  • a busca de informações em fontes variadas;
  • a elaboração de questões para enquête;
  • a organização de informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos;
  • o confronto entre suposições e entre elas e os dados obtidos por investigação,
  • a elaboração de perguntas e problemas,
  • a proposição para a solução de problemas.

Aplicação dos procedimentos no ensino de ciências naturais


Nessa seara os parâmetros informam que “o ensino de procedimentos só é possível pelo trabalho com diferentes temas de Ciências Naturais”, mas, essas atividades devem ser  investigadas de formas distintas. Além disso, é necessária uma atenção com aqueles que permitem ampliar a compreensão da realidade local. 



Referências:


Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : disponível em:  1997.http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf acessado em 11/2016


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997


Por Ronaldo G. Silva. Especialista em Ensino de Ciências

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